Serelepando ∣ Blog de Viagem - O diário de bordo de um casal serelepe!

5/10/2011

Roteiro Costa Amalfitana

Esse post é feito especialmente pra quem tá planejando visitar a Costa Amalfitana e quer mais dicas sobre roteiro e mais informações básicas sobre como chegar, transporte etc.

 

Vista de um dos mirantes da estrada da costa

 

Transporte

Pra quem vem de Roma as opções mais fáceis são trem e aluguel de carro.

Trem ( www.trenitalia.com): Vindo de trem você tem duas opções de estações próximas – Napoli e Salerno. Napoli fica antes da estrada da costa e, por isso, é a melhor opção pra quem vai se hospedar em Sorrento, Positano. Salerno fica bem no fim da costa, então é mais jogo pra quem vai se hospedar em cidades como Ravello ou Amalfi. De qualquer forma, levando em consideração que você vai estar com malas e provavelmente cansado da viagem, é recomendável alugar, com antecedência, um motorista pra te levar da estação até o lugar de destino (o que provavelmente irá te custar cerca de 100 euros). Outra opção é alugar um carro e dirigir você mesmo pela estrada da costa. Dependendo da diária do carro, vale a pena. Até porque você fica livre para visitar outros lugares e vilas da Costa Amalfitana. Mas lembre-se, dirigir naquela estrada requer paciência e skill, já que ela é cheia de curvas, bem estreita e os italianos dirigem como loucos! Mas indo com cautela, devagarinho, não tem erro.

Alguns sites com opções de transfers: Positano Car Service, Raibow Limos, Positano Taxi, Shuttle Direct.

Carro: Pra quem prefere dirigir, basta alugar o carro em Roma (com GPS de preferência, pra facilitar a vida). A gente alugou na Hertz, na estação Termini. De carro a viagem leva cerca de 2h20m até Napoli e a estrada é boa (A1). Nós ficamos em Positano e levamos cerca de 1h20 a mais de Napoli até lá de carro. O bom de alugar o carro é que, se você está viajando com mais gente, sai mais jogo, financeiramente falando. Fora que você tem a liberdade de parar nos mirantes que quiser pra tirar fotos e aproveitar a vista linda da estrada! Mas atenção: antes de alugar o carro, se certifique de que seu hotel tem estacionamento ou convênio com algum perto. Faça as contas de quanto terá que pagar por dia pra ver se vale a pena. Geralmente os estacionamentos cobram diária de €20. Caso você esteja chegando no aeroporto de napoli, sem problemas. pode alugar o carro por lá também. A cia. que sempre usamos e confiamos é a Hertz. Pode não ser das mais baratas mas nunca nos deixou na mão como já aconteceu com outras companhias (Europcar, por exemplo).

Ferry para Capri

Se você for incluir Capri no roteiro, a melhor solução é pegar um trem de Roma a Napoli e, de lá, pegar uma ferry até a ilha. Na volta, existe ferry até Napoli, Sorrento e Positano. Ou seja, se você estiver hospedado em Positano já elimina o tal do motorista até o hotel incluindo Capri nessa fase do roteiro.

Se estiver de carro e for se hospedar em Sorrento ou Positano, a melhor solução é ir direto até o hotel, deixar o carro no estacionamento deles ou conveniado e pegar a ferry destes destinos. A duração da viagem de ferry é menor do que saindo de Napoli. (Sorrento ou Positano até Capri – 20 minutos de Ferry).

Quanto à ferry, ela vai de Napoli, Sorrento ou Positano até Capri, não é necessário comprar tickets com antecedência. Existem ferries com muita regularidade e elas são enormes. Dificilmente lotam. Aqui você encontra mais informações sobre horários.

Onde se hospedar

Quanto à opção de roteiro, claro que é muito pessoal, vai do gosto e do estilo de cada um. Mas aqui vão algumas opções:

- Se você quer se hospedar em um lugar bonito, com vista e praia boa, minha sugestão é se hospedar em Positano. Várias oções de hotéis, restaurantes e lojinhas e ainda uma praia um pouquinho mais escondida, chamada Spiagia Grande, deliciosa! De lá, como já falei, existe ferry direto pra Capri e de Capri direto pra Positano também. Acho mais charmoso do que se hospedar em Sorrento que é bem maior e bem mais lotada de turistas (não é que Positano não seja, é também, mas conserva um pouco mais de charme). Fora que Positano fica próximo a Ravello e Amalfi, as duas outras cidades mais bonitas da Costa Amalfitana.

 

Positano ao entardecer

 

- Se você quiser conhecer Napoli mas manter base na Costa Amalfitana, talvez seja melhor se hospedar em Sorrento, já que essa cidade é bem próxima de Napoli. Mas saiba que vai levar um pouquinho mais de tempo na estrada pra visitar as outras.

- Se você não se importa em estar bem localizado e só quer visual bonito e um lugar pra relaxar, com pouca badalação, minha sugestão é que você se hospede em Ravello. Eu me apaixonei pela cidade. Na minha opinião, a mais bonita da Costa Amalfitana. Mas, pra ficar hospedado nessa cidade é importante estar de carro porque, ao contrário de Positano ou Sorrento, ela fica no alto do morro, 350 m acima do nível do mar. Se você não tiver carro vai ficar dependendo de transporte público para, por exemplo, ir à praia.

 

Ravello – vista da Vila Rufolo

 

- Capri: vale incluir no roteiro. A ilha é linda demais! Se tiver $ sobrando, acho que vale passar uma noite por lá. Eu passei e não me arrependo! Apesar de pequena, tem bastante coisa pra fazer na ilha, principalmente se você quiser conhecer AnaCapri também. Caso contrário, se estiver com o budget apertado, vá de manhã cedo e volte no fim do dia (dê uma olhada no horário das ferries pra não perder a última!).

 

Vista Il Faraglioni, Capri

 

Pra quem está pensando em incluir Capri no Roteiro, aconselhamos MUITO! Vale checar no link aí embaixo mais informações sobre como chegar na Ilha e o que fazer por lá! Boa viagem ;)

Posts relacionados:

O que fazer em Capri 

Fotos da Costa Amalfitana e Ilha de Capri

 



22 Comentários

  1. Van furlan disse:

    Eu aluguei na hertz da estação termino em Roma e funcionou muito bem! na época foi Maia barato do que pegar o trem, mesmo com pedágio e gasolina….

  2. [...] sem dúvidas, uma das viagens mais lindas que fizemos no ano passado. Você leu um pouco sobre ela nesse post aqui, onde mostramos como chegamos até lá vindo de Roma, nossa proposta de roteiro e lugares [...]

  3. Glauber disse:

    Ótimas dicas e ótimo site. Pretendo viajar para lá em breve.
    Grato !

  4. leandro disse:

    muito bom o site.
    Parabéns!
    Uma dúvida: Em que época do ano você foi?
    Estou querendo ir em outubro. Será que é uma boa?

    • serelepando disse:

      Oi Leandro! Que bom que gostou! Eu fui no verão, começo de Setembro. Dependendo da época de Outubro que você vá já estará bem mais fresco. Começo de Outubro provavelmente a temperatura estará em cerca de 20 graus, mas depois disso, no fim do mês, imagino que na casa dos 15. Confortável ainda e eu com certeza ainda cairia no mar com esta temperatura, mas entendo que pra alguns já pode ser um pouco mais frio. Mas é um lugar lindo em qualquer momento e em Outubro ainda tem a vantagem de não estar tão lotado de turistas.

      Espero ter ajudado. Abs!

  5. Vera Amar disse:

    Parabens pelas dicas, estou indo 1 de outubro para ficar 12 dias nessa regiao da costa amalfitana, quantos dias voce sugere em capri?
    Vindo de Paris, faco Roma e venho descendo? Se puder me ajudar a escolher esse roteiro agradeceria muito pois de tudo que li vcs se encaixaram mais no nosso perfil.
    Obrigada Vera

    • serelepando disse:

      Oi Vera! Eu sugiro um dia inteiro em Capri, pelo menos. Pra conhecer bem Capri e Ana Capri, 2 dias. Faz isso sim, de Roma vem descendo! Foi o que eu fiz tb. Alugar um carro é uma boa pedida! Abraço

  6. Cintia Gandolfo disse:

    Ok! Ótimas dicas sobre a Costa e Ilha de Capri, queria dicas de como ir de Nápoles ate Praiano( que é onde estamos hospedados e a volta de Praiano ate Roma! Ja estamos na Itália e um pouco aflitos pois deixamos pra resolver isso aqui… Se puder me responda por email tb! Muito obrigada!

    • serelepando disse:

      Olá Tamiris! Acho que a melhor forma de ir de Nápole a Praiano é alugando um shuttle. Existem vários serviços na internet. Você também pode pedir uma recomendação de um no hotel em que estiver hospedada, em Nápole. Pra voltar a Roma, podem alugar um carro (se tiverem carteira de motorista internacional) ou ir até Nápole de volta, via shuttle, e de lá, pegar um trem.

      Abraço!

  7. Cintia disse:

    Olá! A melhor opção e mais barata foi taxi. E em um dia alugamos uma moto! Isso mesmo, uma moto! Pra quem gosta é sensacional fazer a costa de moto! Aproveita mto mais do que carro, principalmente o condutor! Podemos parar em qq lugar, muito pratico! Amamos! E fomos ate Capri de barco, e posso falar, a sensação de Capri sao as grutas em volta então nao sei o que eu iria gostar se eu fosse de carro….no passeio de barco eles vão parando nas grutas e descemos 2 vezes pra banho. A gruta azul estava impossibilitada de entrar mas nao faz mal, tivemos vistas muito lindas durante o passeio…enfim, nao recomendo ir de qualquer outro transporte a Capri, principalmente se for ficar 1 dia.

    • serelepando disse:

      Cintia, moto deve ser demais mesmo. Mas qdo sugeri carro foi mesmo pra se locomover na Costa Amalfitana. Pra Capri tb fomos de barco. E em Capri, dentro da ilha mesmo, andamos a pé ou de ônibus. Mas muito obrigada por deixar a dica da moto. Onde vocês alugaram?

  8. Auto Europe disse:

    Parabéns pelas excelentes dicas!

  9. Cristiane disse:

    Serelepando preciso de uma ajudinha. Devo ir a Costa em meados de maio/14 e a dúvida é: reservo um hotel apenas por 10 dias ou faço reserva de 01/02 dias e conforme mude de cidade mudo de hotel.. O que acha mais viavel?

    • serelepando disse:

      Eu fixaria um só lugar de hospedagem e viajaria dali para as outras cidades. Como é tudo mais ou menos perto, dá pra visitar uma cidadezinha por dia. Ou até mais de uma. :)

  10. ROBSON PEREIRA LEMES disse:

    EU TAMBEM VOU COM A MINHA ESPOSA EM 05/05/2014 ESTAREMOS EM ROMA E VAMOS PARA CAPRI DE TREM….

  11. andre soares disse:

    estou querendo irei em junho dia 10 e voltodia 20 que voce acha dessa data de saida e de chegada?a pergunta da cristiane me interessou quero visitar varias cidades fico num hotel unico eso um como base? ou varios hoteis?obrigado ,muito obrigado agradecido.

    • serelepando disse:

      André, eu acho que vale ficar em um só hotel e fazer uma viagem diária para as outras. É tudo relativamente próximo. 10 dias é bastante tempo. Vai dar pra conhecer tudo muito bem e relaxar bastante! Boa viagem! :)

      • Cintia disse:

        Ola André, vou indicar o hotel que eu fiquei porque foi muito bom! Fora da agitação de Amalfi no meio do caminho pra tudo e maravilhoso! Chama-se Villa Maria Pia…ah que saudade que deu! rsrsrs Aproveite!!!

Deixe seu comentário